top of page

ENVIE A SUA PROPOSTA DE MINICURSO

Até o Dia 15 de Setembro

 

Inscreva-se nas opções de minicursos ofertadas. As inscrições para minicursos  tem uma taxa de R$ 20,00 reais que deve ser paga presencialmente nos dias dos minicursos.  As inscrições podem ser efetuada pelo formulário eletrônico ou presencialmente durante o evento
Faça sua inscrição Aqui

 

Seja Bem vindo !

Os minicursos serão realizados no dia 25 pela manhã. as propostas dos projetos contendo ementa e metodologia devem ser enviados até o dia 15/09/2018 para o endereço de e-mail abaixo.

 

ATENÇÃO

Os autores das propostas dos minicursos devem aguardar o parecer da equipe avaliadora do evento. O parecer será enviado para o email dos autores. 

semdesastres2018trabalhos@gmail.com

 Minicursos  

1. INTRODUÇÃO AO SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÕES SOBRE DESASTRES - S2ID: Usos e aplicações para os meios técnicos e científicos          

 

Ministrante: Prof. JONATAS NASCIMENTO DA COSTA - Defesa Civil de Campina Grande – PB.

 

Objetivo: a) Apresentar e discutir as principais aplicações do Sistema S2ID, com a finalidade de capacitar, em caráter básico, técnicos de Defesas Civis e outros órgãos; e b) despertar no meio acadêmico o interesse em utilizar o sistema e desenvolver outras metodologias.

2. GESTÃO E VALORAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

 

Ministrante: Dra. LUCIANNA MARQUES ROCHA FERREIRA - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Objetivos: a) Fornecer aos participantes do minicurso conhecimentos básicos, métodos de identificação, mapeamento e valoração de bens e de serviços ecossistêmicos e aplicações do conhecimento como ferramenta de gestão focada no uso sustentável de recursos naturais; e b) auxiliar os participantes a desenvolver capacidade de análise crítica sobre a temática de bens e serviços ecossistêmicos e gestão baseada em ecossistemas.

3. ANÁLISE DE ÁREAS DE RISCO ATRAVÉS DO WEBSIG GOOGLE EARTH

Ministrante: ANDREZA DOS SANTOS LOUZEIRO - Doutoranda em Geografia/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Objetivo: Compreender de que forma o webSIG Google Earth pode ser útil para análise de áreas de risco.

 

4. GEOTECNOLOGIAS E INDICADORES DE VULNERABILIDADE E RISCO DE DESASTRES: DIFERENTES ESCALAS DE ABORDAGEM

 

Ministrante: Francisca Leiliane Sousa de Oliveira - doutora em Geografia. Universidade Estadual do Ceará – Laboratório de Geoprocessamento e estudos aplicados (LABGEO-UECE).

 

Objetivos: a) Utilizar os principais bancos de dados, indicadores socioeconômicos, físicos/ambientais, base cartográfica além de informações específicas para a compreensão (geral) dos desastres no Brasil; b) Utilizar geotecnologias nas ações de Redução do Risco de Desastres (RRD) em da vulnerabilidade usando e adaptando diferentes métodos (como MOVE e World Risk Index); c) Introduzir o processo de elaboração de Índices: de Risco - InRISCO, Vulnerabilidade - InV e Exposição – InEx;

5. INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO, GEOTECNOLOGIAS E USO DE SIG’S

 

Ministrantes: Profa. Dra. Janaina Barbosa da Silva (UFCG), Iluliane Maria Gadelha Correia e Yuri Gomes de Souza. 

Objetivos: a) Introduzir o uso de Global Positioning System– GPS sob o aporte teórico e prático, com os receptores de GPS do tipo Garmin eTrex 10 Navegador GPS - Visor 2.2".; b) Abordar o uso da ferramenta Google Earth pro bem como especificações e funcionalidades para o auxílio à investigação do espaço; e

c) Apresentar e aplicar o software Qgis Valmeria 2.2: com produção de shapefile; recorte de áreas; criação de mapas de localização e hipsométricos.

bottom of page